sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O exemplo da Kodak

Boa noite pessoal,

Todos já estão sabendo que a Kodak pediu moratória(recurso jurídico que é concedido para a empresa que possibilita a continuação do comércio daquela empresa mesmo que ela seja incapaz de pagar suas dívidas) e ela vai acabar servindo de exemplo para o post de hoje.
Até mesmo eu que não nenhum diretor executivo de uma grande empresa sei que é fundamental investir em pesquisa e em desenvolvimento, pois só assim conseguimos manter sempre atualizado a tecnologia do produto que estamos vendendo. E foi isso que a Kodak fez. Investiu em tecnologia e assim criou a primeira máquina digital por volta da década de 1975.
O problema foi que ela não acreditou que aquele produto iria se firmar no mercado e então continuou fazendo o que vinha fazendo desde sua fundação: fotografia por filme.
O que se pode concluir é que até mesmo gigantes como a Kodak podem ficar endividados ou até mesmo ir a falência se não prestarem atenção nas mudanças que acontecem no mercado, pois é o mercado quem vai mostrar se aquele produto atende as vontades dos consumidores.
É claro que não podemos deixar de falar que a Kodak tinha fortes concorrentes como a Apple e a HP e isso é mais um agravante para ela porque essas duas empresas investiram muito em pesquisa e desenvolvimento.
A Kodak anunciou que conseguiu um crédito do Citigroup de US$ 950 milhões, que será pago em 18 meses.
Agora é esperar e ver qual vai o comportamento do mercado de ações depois dessa notícia.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário