domingo, 14 de agosto de 2011

Tipos de bancos

Bom dia pessoal,
Hoje vou falar um pouco dos tipos de instituições bancárias e suas funções no mercado financeiro.

Banco comercial - são os bancos mais comuns (Itaú, Banco do Brasil, etc.). As funções desses bancos são principalmentes estas: receber depósito à vista, possibilitar crédito de curto e médio prazo, tem capacidade de criar moeda e fazem operações de câmbio.

Banco de investimento - Tem como principal característica fazer empréstimos de médio e longo prazo e não recebem depósitos à vista. Também não abrem contas correntes e possuem um fundo de investimento para as pessoas aplicarem.

Bancos de desenvolvimento - normalmente são bancos públicos que fazem empréstimos de médio e longo prazo para investimentos (obras de infra-estrutura, por exemplo) do governo. Esses bancos são fundamentais para melhorar o desenvolvimento regional do país.

Bancos multiplos - são as instituições que operam duas ou mais funções citadas acima.

A ''saúde'' dos bancos é fundamental para que o sistema financeiro funcione de forma equilibrada. O mercado monetário depende muito de como os bancos e outras instituições não-bancárias estão de ''saúde''. E para fiscalizar esse sistema existe o Banco Central que possui várias funções, tais como:

1- Executor da política cambial;
2- Fiscalizar e intervir nas instituições financeiras;
3- Autoridade emissora de papel moeda.

Essas são só algumas funções do Bacen (Banco Central).

Abraço à todos.

6 comentários:

  1. BOM DIA.
    GOSTARIA DE SABER,Por que se diz que o Banco Central é prestamista de última instância

    ResponderExcluir
  2. Por que se diz que o Banco Central é prestamista de última instância

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banco central tem esse "apelido" porque ele é o banco dos bancos, ou seja, quando algum banco está dificuldades para saldar seus compromissos ele recorre ao banco central e isso o faz como emprestador de ultima instância da economia. O banco comercial pode vender ações, mas isso faria com os acionistas majoritarios perdessem poder nas reuniões ou perdessem partes de seus lucros. Então recorrem ao banco central até mesmo porque ele é o único com capacidade de emprestar grande volume de crédito como normalmente é necessário quando um banco comercial necessita de tipo de emprestimo, que é denominado de redesconto.

      Excluir
  3. Foi de grande serventia o seu artigo. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, este conteúdo serviu muito para mim.

    ResponderExcluir