O objetivo desse texto é mostrar, de forma resumida e simples, as três principais visões sobre as causas dessa crise que vem abalando os EUA.
A primeira interpretação é compartilhada pelas correntes tradicionais da economia. Eles se baseiam na questão da responsabilida de fiscal e problemas de risco moral, que são facilitadas pela ação regulatória do Estado, as políticas monetária frouxas causaria a irresponsabilidade de alguns agentes do mercado.
A segunda proposta é idealizada por autores de esquerda e marxistas. A crise seria causada fundamentalmente devido a estgnação dos salários e concentração de renda que, quando associados aos déficits comerciais e fiscais provocaria um aumento do endividamento das famílias e assim a demanda agregada diminuiria.
A terceira linha de pensamento baseia-se na tradição keynesiana apontando como uma das principais causas os problemas monetários, como a emissão de moeda para pagar o déficit público.
Eu, particularmente, acredito que as políticas monetárias frouxas (primeira interpretação), os déficits comerciais e fiscais (segunda visão) e o problema da ''senhoriagem''(emissão de papel moeda para saldar dívidas) seriam as principais causas dessa crise. Porém, cabe a cada um de nós avaliar a lógica de cada uma das visões e escolher aquela em que nosso raciocínio se encaixa melhor.
Abraço à todos.
Fonte: Jornal dos Economistas nº 264 de julho de 2011
Excelente post
ResponderExcluirParabens