sexta-feira, 3 de junho de 2011

Modelo Clássico e Modelo Keynesiano

Meus amigos,
Hoje eu quero trazer duas visões de modelos de economia: Modelo Clássico e o Keynesiano.
Algumas informações não serão dadas nas explicações abaixo, mas será possível entender a ideia básica dos modelos. Logo em seguida vou colocar uma notícia que estava lendo para que nós analisemos com base nas explicações abaixo. Então vamos ao trabalho.

Primeiro vamos definir o conceito de modelo econômico:
Os modelos são teorias simplificadas que demonstram as principais relações entre variáveis econômicas. As variáveis exógenas são aquelas oriundas de fora do modelo. As variáveis endógenas são aquelas que o modelo explica. O modelo mostra como variações nas variáveis exógenas afetam as variáveis endógenas. 

Modelo Clássico
O modelo clássico é derivado das ideias de vários economistas clássicos. Segundo ele, esse modelo é baseado nos pressupostos de que salários e preços devem se ajustar para que seja criado um equilíbrio de mercado. Além disso, para os clássicos a política monetária não influenciava as variáveis reais.
No modelo clássico, os preços são flexíveis, ou seja, dado uma variação na demanda o preço sobe ou desce e o nível de oferta se mantém. Esse modelo se basea na ideian da Lei de Say (oferta determina a demanda, por isso que um aumento ou redução de demanda não altera a oferta, mas sim o preço) e é um modelo de longo prazo.
Modelo Keynesiano
O modelo keynesiano trata os preços como sendo rígidos, ou seja, se a demanda variar a oferta é estimulada (Lei da demanda efetiva). Além disso, esse é um modelo de curto prazo e algumas correntes keynesianas acreditam que a política monetária pode sim afetar as variáveis reais, por exemplo, nível de emprego.
Bom pessoal, sabendo a ideia básica dos modelos, vamos à notícia retirada do portal R7.
''Rússia para de comprar carne bovina do Brasil momentaneamente. A Rússia, que é a maior compradora de carne do mundo, anunciou que não compra mais carne do Brasil por alguns meses por causa do não cumprimento de algumas exigências. Mas eles afirmam que assim que o Brasil se adequar aos padrões, tudo voltará ao normal.''
Pessoal, a pergunta que eu faço é a seguinte: o que é que acontece no mercado de carne, em termos de oferta, preço e demanda?
Podem analisar no longo prazo, curto prazo ou até mesmo em ambos. Fica a critério de vocês.
Abraços

3 comentários:

  1. bom no curto prazo, a demanda por carne diminui, isso significa que a produção tendera a diminuir, bom no longo prazo o brasil irá se ajustar as exigencias determinadas pelo mercado internacional a demanda crescera novamente a produção ira aumenta, e no meu ponto de vista o preço se mantera intacto, o preço poderá baixar caso o a carne seja demasiadamente ofertada aqui no brasil

    ResponderExcluir
  2. O preço vai variar de acordo com a Elasticidade do bem Thiago. Em economia não é crível que você dê um ponto de vista sem um embasamento teórico. Abs

    ResponderExcluir
  3. MEDEIROS, Rodrigo. Modelo Clássico e Modelo Keynesiano. Minas Gerais, 3 de jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2016.

    ResponderExcluir