Olá amigos,
Depois de ver uma final de liga dos campeões fui olhar meu acervo de jornais e revista e resolvi publicar um trecho de uma entrevista de Luiz Gonzaga Belluzzo.
Pergunta: Quais os principais problemas do setor de futebol brasileiro?
Resposta: Em primeiro lugar, a estrutura dos clubes brasileiros era totalmente amadora até os anos 30.
A partir do final dos anos 80, com a transformação profunda que sofreu o negócio do futebol, que tem muito a ver com a mundialização do esporte e a unificação dos mercados, os clubes brasileiros ficaram na condição de fornecedores, e com uma diferença de situação financeira muito grande em relação aos clubes europeus, porque os patrocínios e direitos de transmissão são aqui muito inferiores, por conta da diferença da situação econômica entre os países.
O que está havendo agora, sobretudo no último ano, é que os valores dos patrocínios estão aumentando bastante. A exceção são os direitos de transmissão, que cresceram bastante, mas não tanto quanto no resto do mundo. A diferença é que os clubes brasileiros acumulam dívidas bancárias, fiscais e trabalhistas do passado, que são um empecilho para estabilizar a sua situação econômica. Não há chance da situação dos clubes melhorar sem que se faça uma reestruturação das dívidas, e isso não vai ser feito pelo mercado privado. Teria que ser uma ação do poder público de ajudar na reestruturação das dívidas. Eles ajudaram em parte com a timemania, mas isso é muito pouco para o tamanho da dívida da maioria dos clubes. Mesmo que as receitas subam como estão subindo, fazer a situação financeira dos clubes ficar administravél depende muito dessa reestruturação. Sem ela, a tendência é que os problemas financeiros se acumulem.
Gente, eu num tenho nem o que falar simplesmente concordo com tudo que está escrito aí em cima.
Abraço a todos.
Fonte: Jornal dos Economistas, nº 251 de junho de 2010. pág 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário