terça-feira, 17 de maio de 2011

Reforma tributária

Pessoal,
Foi muito difícil escrever sobre este assunto porque envolve muito mais coisas que eu imaginava. Mas vou tentar passar para vocês o que entendo sobre esse tema.
Toda vez que entra um novo governo e se renova o congresso, falam em reforma tributária.
Existem muitos problemas que impedem essa reforma.
A carga tributária no Brasil, em 2008, era de 36%, segundo estudos feitos pela Receita Federal. Todos podem imaginar que o maior problema é a elevada carga de tributos, mas na verdade esse é só um dos problemas. Vamos analisar alguns dados:
Desses 36%, a União(Governo Federal), detem 24,9%; os estados, 9,2%; e os municípios1,8%. Acho que agora fica claro o maior problema: a distribuição dos tributos é feita de forma centralizada, ou seja, não há distribuição. O que ocorre é uma divisão muito mal feita das arrecadações.
Outros países como a Alemanha, que possui uma carga de tributos de 37%, distribuem melhor esses impostos e isso facilita o desenvolvimento das regiões.
Outro grande problema é a questão dos tributos estaduais. No passado, os estados financiavam seus gastos via inflação. Agora, eles estão financiando seus gastos através dos tributos. Toda vez que os gastos do estado aumenta, os tributos estaduais se elevam.
Então, caso haja um reforma tributária não se iludam achando que a carga tributária irá cair consideravelmente. Irá ocorrer uma redução sim, porém nada que seja tão radical.
O certo a ser feito talvez fosse uma melhor distribuição das arrecadações, a União poderia repassar mais para municípios e cobrar dos estados, um controle maior dos seus gastos. Mas está aí o grande o problema: será que a União está disposta a ''perder'' uma parte de sua arrecadação para que ocorra um melhor desenvolvimento econômico regional?

Meus amigos, era isso que tinha para comentar com vocês. Não sou um especialista em tributos, mas a ideia básica é essa e espero que gostem e comentem.
Grande abraço a todos.

4 comentários:

  1. Adorei a explicação, ela foi ótima, porém acho que você poderia ter explicado melhor o que seria a reforma tributária...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. A Reforma Tributária é uma mudança na atual estrutura e na legislação de impostos, taxas e contribuições vigente no país. Um dos principais objetivos da reforma é acabar com as guerras fiscais que existe entre os estados.

    ResponderExcluir
  3. cara concordo em grande parte com o que voce disse, talvez o problema nao seja os altos impostos e sim a distribuiçao e o uso do mesmo, nesse país agente só nao paga imposto pelo ar que agente respira, parece, e o que ganhamos em troca em serviços publicos?

    Outra coisa, renovar o congresso? onde? quando?

    ResponderExcluir
  4. pois é, a tal renovação é aquela onde fulando sai do cargo de deputado e entra pro cargo de senador.
    Grande renovação né.
    Infelizmente esse é o brasil.

    ResponderExcluir