quarta-feira, 11 de maio de 2011

Preço do alcool e da gasolina deve cair

Caros amigos,
Hoje venho aqui falar de um assunto um tanto quanto dificil de se explicar. Porém,
não vamos entrar aqui em detalhes de mercados se não a análise ficará complexa demais. O objetivo desse post é fazer uma aplicação básica sobre oferta e demanda.
Então, vamos ao trabalho.
O Sindicom¹ (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) fez uma previsão que o preço da gasolina e do alcool irão cair em até $1,00 real ainda esta semana nos grandes centros. Isso se deve a nova safra da cana-de-açúcar, que irá normalizar os estoques desses combustíveis pois a última safra da cana foi curta.
Minha gente, o que podemos perceber nessas informações citadas acima?
É bem simples. Como a última safra de cana foi curta, a oferta de desse produto foi pequena o que afetou diretamente os preços da gasolina e do alcool. Afinal, a demanda por combustível permaneceu a mesma e como houve uma redução de oferta da cana-de-açúcar, a oferta de gasolina e alcool se reduziu também. E agora o que pode ser feito para manter o equilíbrio?
A solução é aumentar o preço do combustível pois aumentando o preço a demanda diminui devido a menos pessoas (ou seja, aqueles tem uma renda menor) terem condição a comprar aquele combustível. Com essa nova safra os estoques foram normalizados(com a safra menor, a oferta estava baixa), ou seja, a oferta aumentou. E com isso o preço deve cair, como o Sindicom previu, para a voltar o equilíbrio entre oferta e demanda.
Essa foi uma aplicação básica sobre oferta e demanda. Fico aguardando os comentários.
Grande abraço a todos.

¹ Dados retirados do portal R7.com

3 comentários:

  1. Estao mto bons os textos

    Thiago

    ResponderExcluir
  2. Mas e se as safras de cana-de-açúcar aumentar mais, os preços abaixam mais ou se estabilizam?

    ResponderExcluir
  3. As safras de cana não podem continuar aumentando infinitamente, isso é óbvio. Mas é uma boa pergunta.
    E se continuar aumentando mais?
    A resposta é bem simples. O produtor irá produzir uma quantidade de forma que maximize o seu lucro, ou seja, ele vai produzir uma quantidade que deixe seu lucro no máximo.
    Portanto, se ele produzir mais e mais o preço tendem a cair sim. Mas, como ele quer maximizar o seu lucro, com certeza ele não vai ultrapassar um certo nível de produção até porque existem agências regulamentadoras que fiscalizam os produtores e impedem que ocorra um queda drástica dos preços. Mas isso é assunto para outro post mais a frente.

    ResponderExcluir