sábado, 14 de maio de 2011

Inflação

Um dos assuntos mais comentados nessas últimas semanas. Então resolvi comentar um pouco sobre a inflação, mas antes eu achei melhor explicar o que é inflação e quais são os tipos de inflação.
Inflação nada mais é do que a alta generalizada dos preços e o impacto desse aumento nos preços nas pessoas variam de acordo com seu consumo, renda, etc.
Basicamente a inflação se dá por 4 maneiras:

1- Inflação de demanda - ela ocorre devido a um desequilíbrio entre oferta e demanda, onde a demanda é superior a oferta. Imagine lojas que vendam video game. Vamos imaginar que muitas pessoas comecem a querer comprar video game. Como a oferta não pode aumentar tão rápido a curto prazo, o dono da loja é obrigado a elevar os preços para que menos pessoas tenham acesso a compra e isso gera inflação.
2- Inflação de custos - gente, o próprio nome já diz. Quando aumenta os custos na produção de algum produto o produtor repassa esse aumento para o consumidor final (nós).
3- Inflação estrutural - essa inflação é um pouco mais séria pois está relacionada as estruturas do país.Se um país possui ineficiência nos serviços que fornecem, isso pode gerar um aumento nos preços de alguns produtos. As estradas, por exemplo, se elas estão em condições ruins os custos do transporte irão aumentar e isso gera um aumento de preços para o consumidor final.
4- Inflação inercial - esse tipo de inflação atrela os preços do presente à inflação passada, ou seja, se no ano passado o seu aluguel era de X, esse ano seu aluguel vai ser X + inflação do ano passado
e assim por diante.

Esses são os principais tipos de inflação que podem ocorrer. Espero que gostem.
Abraço a todos os leitores.

4 comentários:

  1. pois é, a inflação é sempre mais forte do lado mais fraco da sociedade, o mais pobres, perdem o seu poder de compra e nao tem como aumentar a sua renda, os salarios nesse pais sao uma vergonha, nao acompanham a inflação e os governos gastando q é uma beleza e inflação pra cima do povo, esse pais é uma piada!

    ResponderExcluir
  2. Os efeitos da inflação são diversos mesmo e entre eles está o que você citou, a redução do poder de compra das classes mais baixas. E isso diminui o bem-estar das pessoas mas fazer o que, infelizmente o poder executivo só lembra do povo na hora da votação.

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi que inflação seria quando se tem muito dinheiro circulando, com isso a moeda é desvalorizada, isso seria outro tipo de inflação?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade essa desvalorização da moeda é devido a uma dívida pública que o governo possa vir a ter e que envolve outras variáveis como a taxa de câmbio. Imagine que a dívida de um país seja de 10 e o país só tem 5 para pagar. O que ele faz para pagar o resto?
    - Ele pode pegar empréstimo no FMI
    - Ele pode aumentar os tributos para arrecadar mais e assim pagar sua dívida
    - Pode também emitir mais papel moeda e pagar a dívida.
    Esse aumento na emissão de papel moeda leva um aumento na inflação devido a um aumento na velocidade de circulação de dinheiro.
    Enfim, muito dinheiro circulando envolve muitos mais taxa de juros e taxa de câmbio do que inflação própriamente dita.

    ResponderExcluir